sábado, 18 de fevereiro de 2017

Astrofísico adeverte :escapamos do “Dia do Juízo Final”! Mas a coisa ainda pode ficar séria



Um respeitado astrofísico advertiu que a Terra poderia ser destruída por um 'asteróide do juízo final'. Para evitar um evento tão catastrófico, os governos de todo o mundo devem gastar "centenas de milhões de dólares" por ano em um sistema global de defesa.

Na história distante da Terra, asteróides e cometas têm batido em nosso planeta inúmeras vezes, e esta ameaça ainda está presente. O último "grande" impacto de asteróide ocorreu em 15 de fevereiro de 2013 em Chelyabinsk, Rússia. O impacto feriu cerca de 1500 pessoas. Foi o segundo evento meteórico mais intenso na Rússia por trás do evento Tunguska em 1908 e nivelou mais de 2.000 quilômetros quadrados de tundra siberiana.

Durante uma conferência de imprensa no Luxemburgo, na véspera do Dia Mundial dos Asteróides, Lord Martin Rees, astrônomo britânico Royal, disse que os seres humanos são "vulneráveis ​​aos impactos do exterior".

Dia mundial de asteróides é um evento das Nações Unidas criado para aumentar a conscientização sobre asteróides. Asteroid Day começou em 2014, e é realizada no aniversário do evento Tunguska de 1908 na Sibéria, o maior "impacto" de asteróide da terra na história recente.

Segundo Lord Rees, uma abordagem de duas pontas é necessária para garantir que nosso mundo possa sobreviver a uma colisão de asteróides - um sistema de detecção melhor e um sistema de deflexão.

"Eu acho que todos nós estamos cientes de que nós no planeta Terra somos vulneráveis ​​a impactos de fora, sabemos que essas evidências já aconteceram no passado".

"Pode não ser o maior risco ou maior risco de risco de curto prazo enfrentando a terra, mas se você fizer uma avaliação de que prémio de seguro vale a pena pagar, a fim de reduzir o impacto, você iria chegar a um valor de várias centenas de milhões de euros por ano Ano - que o mundo deve gastar para reduzir esse risco ", disse Lord Rees.


De acordo com Lord Rees, se implementássemos um sistema de detecção melhor, em combinação com um sistema de deflexão eficaz, nosso planeta seria menos vulnerável a ameaças cósmicas, como impactos de cometas ou asteróides.

"Sabemos que os asteróides representam riscos para a Terra e recentes avanços na tecnologia de sensores têm radicalmente melhorado a nossa capacidade de detectar e desviar estes objetos da Terra Próximo", acrescentou Rees.

Curiosamente, esta não é a primeira vez que especialistas alertaram sobre os perigos dos asteróides e dos cometas se eles tivessem impacto na Terra. No passado, John Holdren diretor do Escritório de Ciência e Tecnologia Política disse que um impacto poderia "fazer um monte de danos à Terra".

Fonte : Ancient Code

Nenhum comentário:

Postar um comentário