sábado, 3 de dezembro de 2016

Encontrada pirâmide oculta dentro de templo maia em Chichen Itza



Uma terceira estrutura escondida dentro da famosa Pirâmide de Kukulkán foi descoberta por pesquisadores no México.

A pirâmide de 10 metros de altura foi achada em dois outros edifícios que formam a monumental pirâmide maia de 30 metros, localizada no complexo de Chichen Itza, no sudeste do país.


A descoberta sugere que a pirâmide foi construída em três fases. Segundo os pesquisadores da Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM e do Instituto Nacional de Antropologia e História, INAH, a pirâmide recém-descoberta foi construída entre os anos 550 e 800. A estrutura do meio foi descoberta em 1930 e, acredita-se, foi erguida entre 800 e 1000, enquanto que estima-se que a parte externa principal, conhecida como "O Castelo", foi concluída entre 1050 e 1300.



Os pesquisadores acreditam que as pirâmides foram construídas uma sobre as outras por diversas razões, incluindo a deterioração da estrutura ou a chegada de um novo líder.



Fonte: Universidad Nacional Autónoma de MéxicoFonte: Fonte: Universidad Nacional Autónoma de México


A estrutura menor foi descoberta por meio de uma técnica não-invasiva de tomografica elétrica tridimensional, que mede sinais eléctricos emitidos após uma injecção de correntes suaves, que formam uma representação do interior da pirâmide, sem causar danos ao patrimônio.

A civilização maia ocupou a península e partes da América Central de Yucatán, atingindo o seu auge no século VI d.C. Atualmente, o complexo de Chichen Itza é um Patrimônio da Humanidade da UNESCO e recebe mais de um milhão de visitantes todo ano.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário