domingo, 6 de novembro de 2016

Ouça: satélite abandonado desde 1967 desperta e envia sons fantasmagóricos para a Terra



Isso poderia ser o começo de um filme de terror alienígena, mas é pura realidade: um satélite dado como "morto", desde o final dos anos 60, despertou para a vida e está enviando sinais de rádio fantasmagóricos para a Terra.

Estamos falando do satélite LES1, lançado pelos EUA, em 1965. Ele foi montado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (da sigla em inglês MIT) para testar técnicas de comunicação. Este satélite foi um dos nove satélites do projeto - de uma série LES1-LES9.

O problema do LES1 é que ele nunca chegou à órbita correta. Foi usado por dois anos e depois acabou se calando para o todo o sempre como um pedaço de lixo espacial. Pelo menos era isso que se pensava...





Quarenta e seis anos depois, no ano de 2013, um astrônomo amador do Reino Unido captou um sinal estranho vindo do LES1 e avisou o pessoal do MIT, que confirmou que o satélite retornou à ativa.

Não, o satélite não foi capturado por uma civilização alienígena que está pedindo resgate em um idioma desconhecido. A explicação mais aceita para a ressurreição do satélite está nos painéis solares que de alguma maneira foram recarregados pelo Sol depois de tanto tempo. Isso possibilitou que os sinais de rádio fossem enviados.

Ao que tudo indica, a tecnologia espacial de 50 anos atrás ainda se mostra resistente e até mesmo útil no espaço, mesmo quando ninguém dava nada por ela.


 

Fontes: Superinteressante, Blastr

Nenhum comentário:

Postar um comentário