quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Descoberto o rosto mais antigo da história



O animal vertebrado com a "cara" ou "face" distinguível mais antiga da nossa história foi identificado por pesquisadores da Universidade de Oxford e da Academia de Ciências chinesa. Este "rosto" pré-histórico pertence a um peixe com couraça, que possuía mandíbula moderna e que viveu há 419 milhões de anos no mar onde atualmente está a China. O animal, possivelmente, representa um elo perdido no desenvolvimento dos vertebrados.
Segundo um artigo publicado pela revista Nature, fósseis do peixe, chamado Entelognathus primordiali, colocam em discussão os conceitos que a ciência tem sobre a evolução do vertebrados, já que isso implicaria que os atuais vertebrados com mandíbula, como os tubarões, teriam sido originados a partir dos peixes com couraça, os placodermos - classe de peixes extintos, entre os períodos Siluriano e o final do Devoniano (há 430-360 milhões de anos).



Espécime tridimensionalmente preservados de Entelognathus primordialis com cabeça e tronco em perspectiva lateral. (Crédito da imagem: Min Zhu)
O pesquisador Brian Choo, um dos autores do artigo, explica a importância do achado: "de vez em quando, quando certos tipos de fósseis são encontrados, como o Australopithecus Lucy ou os primeiros dinossauros com penas descobertos na China, esse tipo de descoberta nos obriga a repensar no que acreditamos conhecer sobre a evolução das espécies. Este pequeno peixe é um exemplo disso

Fonte : History

Nenhum comentário:

Postar um comentário