sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Conheça o cometa que mudou a história da Terra



De acordo com pesquisadores, há 55 milhões de anos, todo o planeta Terra sofreu com um intenso aumento de temperatura, chamado "máximo térmico do limite Paleoceno-Eoceno", que causou a extinção em massa de espécies em todo o planeta.
Este aumento de 5 graus em média, que alcançou até 10 graus no caso do Oceano Ártico, era até agora aceito pela ciência, porém suas causas ainda são um mistério.



Agora, geólogos James Wrighta e Morgan Schaller, da Universidade de Rutgers, dos EUA,  propõem que isso tudo aconteceu por causa da colisão de um cometa contra a Terra. Segundo o artigo, publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences, os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de estudar os sedimentos de uma plataforma pouco profunda do Oceano Atlântico, em que foram encontrados indícios de que a quantidade de dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera dobrou em apenas um ano.

De acordo com a hipótese apresentada, um aumento radical de temperatura como este só pode ter ocorrido por causa do choque de um cometa, já que não foram encontrados sinais de grandes erupções planetárias e nem outro evento que poderia provocar semelhante aumento da concentração de CO2 na nossa atmosfera.

Fonte : History

Nenhum comentário:

Postar um comentário