sábado, 24 de agosto de 2013

Cientistas americanos descobrem vulcão ativo em Santos



Foi divulgada essa semana uma impressionante descoberta de uma equipe de oceanógrafos e cientistas da Universidade de Harvard: as águas do atlântico brasileiro são o centro geológico de uma grande cadeia de vulcões.


As crateras deixadas por antigos vulcões em erupção chegam a ter quilômetros de diâmetro e  em sua superfície formam uma grande protuberancia no relevo da região, até hoje conhecida como Morro do José Menino. Mas que na verdade, é uma montanha de origem vulcânica.
.
"Essa descoberta destrói a tese de que não há vulcões em território brasileiro", disse o Cientista Willian Frederich que lidera a equipe.

.
"O vulcão do José Menino é um gigante e está bem acordado. Isso é, pode desencadear uma explosão a qualquer momento. Por isso vamos monitorar cada suspiro dele a partir de agora"
.
Os especialistas estudam agora o solo de toda a região ao redor do vulcão. Willian Frederich acredita na possibilidade de que toda a ilha de São Vicente seja de formação vulcânica."
.

O vulcão José Menino já foi apelidado por alguns moradores como Porta do Inferno

Alguns santistas mostraram-se preocupados com o potencial devastador da montanha. Inclusive a Presidenta da Associação do Moradores da Orla da Praia, procurou nossa equipe pedindo para que o Jornal Santista ajude a alertar a população.


"O medo de sair perdendo no turismo faz com que as autoridades não movam uma palha para alertar as cidades ao redor do vulcão, o resultado pode ser catastrófico! Eu já vi esse filme, é como o que aconteceu no Japão:
 
"De repente uma nuvem gigante de cinzas escurece o dia, depois um terremoto violento, uma nuvem de pedras flamejantes, cinzas e gases. Quem não morrer queimado ou asfixiado acaba sob 4 metros de pedras, pó e lava. Temos que proteger o nosso povo!"

Fonte : Jornal Santista

Nenhum comentário:

Postar um comentário